O colégio Autônoma do Estado do México (UAEMéx) é uma instituição pública estadual de ensino superior com sede na cidade de Toluca. Foi fundada de forma oficial em três de março de 1828, como Instituto Literário do Estado de México. UAEMéx se posiciona no espaço cinquenta e nove a nível américa Latina e no fato nacional está no território 6 das instituições que participam desta avaliação.
do mesmo jeito, conta com três estrelas no reconhecimento QS stars. Também se destaca entre as universidades públicas mexicanas, devido a quantidade de programas educacionais de propriedade com que conta. A escola Autônoma do Estado do México foi fundada há 190 anos, a princípio como Instituto Literário do Estado de México, em três de março de 1828; não obstante, existem antecedentes consideráveis que contribuíram pra geração desse.
Com a transferência da capital do Estado do México pra cidade de Toluca, no méxico, em 1830, o instituto fechou suas portas. A partir nesse instante começa uma nova fase na história do Instituto Literário, caracterizada por uma série de modificações que obedeceram às circunstâncias políticas e sociais, em tão alto grau do povo como do Estado de México.
Para 1835, com a entrada em validade da Constituição de as Sete Leis, o instituto fecha de novo. Entre 1847 e 1849, entrou uma das gerações mais proeminentes montada por Antonio e Manuel Mateos, Alberto Garcia, Jesus Fontes e Muñiz, Ignacio Manuel Altamirano, entre outros. Ao completar teu primeiro centenário se dá na primeira vez o Hino Institucional, com letra de Horácio Lopes e música do compositor Felipe Mendoza, além disso, coloca-se a primeira pedra do Monumento aos Professores. Com a chegada destes primeiros cem anos, viria bem como o começo da guerra por uma das principais características da faculdade pública, a independência.
A UAEM iniciou suas funções integrada pela Escola de ensino Médio, da Escola Superior de Pedagogia, a faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, da Escola de Medicina e faculdades de Engenharia, Comércio e Administração. Vince e seis de fevereiro de 1827. Promulgado em Texcoco a primeira Constituição Política do Estado do México, que em seu post 228 dispõe a fabricação de um instituto literário. Dezesseis de fevereiro de 1828. O Congresso Local aprova o Acordo de Criação do Instituto Literário do Estado de México, na Montanha. O 3 de março, são inaugurados de forma oficial as cátedras do instituto. Vinte e nove de agosto de 1830. Primeira fim por transferência de poderes oficiais pra cidade de Toluca. Sete de maio de 1833. Reabertura do instituto em Toluca pelo governador Lorenzo de Zavala.
- “Como matéria de lixo, sai a luz. Este é o arte”
- 44 R: Sim, sim, prontamente entendo que está lá. Ouça você-…(D2)
- 2 O primeiro “filme hitchcockniano”
- “Um tem que permanecer diante da tela, como o toureiro diante o touro”
- Luis Fernando Uribe Restrepo (2006 – 2008)
- 1 Chile antes da ditadura militar 1.1 Parlamentarismo
em 5 de outubro de 1835. Segunda fim da entrada em atividade da Constituição de As Sete Leis. Sete de novembro de 1846. Reabertura definitiva do instituto pelo governador Francisco Modesto de Olaguíbel. Dezessete de maio de 1849. Ingressa no instituto como “aluno municipal” Ignacio Manuel Altamirano. Janeiro de 1850. Ignacio Ramírez “O Necromante” apresenta-se como professor catedrático de Direito Canônico. Vinte e cinco de dezembro de 1886. O instituto adota o nome Científico e Literário.
Quinze de setembro de 1887. O instituto adota um estandarte com os símbolos da colméia, a estrela e a guirlanda de oliveira e carvalho, cria-se o escudo institucional e surge o lema: “Pátria Ciência e Trabalho”. 14 de setembro de 1889. Por decreto, o nome do instituto, inclui o de “Porfirio Díaz”.
Janeiro de 1901. O professor Andrés Molina Enríquez pronuncia um discurso de abertura de cursos em que critica o abandono das humanidades como base de qualquer educação. Em 1915. O Instituto é chamado de “Ignacio Ramírez”. 8 de março de 1920. O instituto volta a chamar-se “Científico e Literário”.