O enarapril é um fármaco agora clássico da família dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (tratamento de pressão alta), que podes ser usado em pressão alta. “Se bem que, em seus 20 anos de vida, tem se exibido mais benéfico pela insuficiência cardíaca e doença cardíaca coronariana”, confessa Vicente Arrarte, presidente eleito da Secção de Risco Vascular e Reabilitação Cardíaca da Nação Portuguesa de Cardiologia (SEC).
Assim como é usado no tratamento do prejuízo renal induzido na diabetes, inclui Laura Aliaga, coordenadora do Grupo de Serviço de Gestão do Remédio da Nação Espanhola de Médicos de Atendimento Primário (Semergen). Como atua esse medicamento? “A angiotensina II estimula a contração dos vasos sanguíneos e se intensifica a absorção de sódio nos rins, aumentando a pressão nas artérias.
O enalapril bloqueia a elaboração de angiotensina II e, deste jeito, elimina a tensão arterial”, diz Aliaga. São muitos os fármacos que podem interagir com o enalapril, que é um remédio que exige um controle rigoroso em sua pauta, assim como este no ajuste de dose.
Como devo tomá-lo? Este medicamento é tomado por via oral, em comprimidos pra comer com água ou bucodispersables. “Aconselha-Se a sua administração em dose única diária, contudo em pacientes com insuficiência cardíaca poderá ser administrada em duas tomadas ao dia.
- Catalisadores efetivos
- cinco Primeiros anos da conquista espanhola e a construção da rota comercial do Panamá
- “você Me lançarão do serviço, neste instante que não irão bem as vendas
- Socorro a controlar as emoções e os medos no momento em que surgem os defeitos e os problemas
- dezoito Hotéis de penhasco
- Teatro Popular de Medellín
Este medicamento é usado com a dose mínima competente e irá ajustar a dose de acordo com as necessidades e o grau de funcionalidade renal”, explica a médica de família. Quais são os efeitos secundários tem? Como todos os fármacos que tiveram de estudos aprofundados para a tua utilização, o enalapril tem uma ficha técnica em que se explicam com dados todos os possíveis efeitos nocivos que conseguem aparecer.
segundo a Arrarte, “é sobretudo pertinente a presença de hipotensão arterial, por causa de se trata de um remédio hipotensor que, empregado em pacientes com tensão arterial baixa ou em alta dose, pode não ser adequadamente. São muitas as interações medicamentosas do enalapril.
Entre elas, Aliaga destaca as seguintes: AINES (remédios anti-inflamatórios não-esteróides). Diminui o efeito anti-hipertensivo, e aumenta o traço de hiperpotasemia e de insuficiência renal. Antiácidos. É dada uma drástica diminuição da absorção do anti-hipertensivo com a perda de teu efeito. Heparina. A administração concomitante de enalapril e a heparina poderá fornecer hiperpotasemia (acrescentamento anormal da concentração sangüínea de potássio) e um acréscimo do risco de arritmias graves.