A história de Barcelona se estende ao longo de 4000 anos, por intermédio do conclusão do Neolítico, com os primeiros vestígios encontrados no território da cidade, até a atualidade. O substrato de seus habitantes une os povos iberos, romanos, judeus, visigodos, muçulmanos e cristãos.
Há poucos vestígios anteriores à fundação da cidade pelos romanos no século I a. C. A área da planície de Barcelona e zonas contíguas conserva restos de finais do Neolítico e início do Calcolítico. Posteriormente desenvolveu-se a cultura dos laietanos, um público ibero.
A cidade romana, fundada em tempos de Augusto, foi uma colônia próspera, apesar de pequeno tamanho. Por meio do século III, foi introduzido o cristianismo, e, entre os séculos v e viii, fez fração do reino visigodo. O século XIX foi de vasto avanço pra cidade, tal ao grau populacional quanto econômico e urbanístico. O plano de Urbanização e a anexação de numerosos municípios vizinhos trouxeram uma amplo ampliação do perímetro urbano. A cidade viveu um processo de industrialização e a modernização de suas estruturas urbanas, econômicas e sociais, inclusive até quando, no domínio social, viveu-se uma data de amplo conflito provocada pela guerra de classes entre o proletariado e a burguesia.
verificou-Se assim como um renascimento cultural e, ao desfecho do século, surgiu o modernismo como a frase artística por excelência da nova comunidade de barcelona. O século XX começou com as mesmas agitações políticas com que acabou o século anterior, que cristalizarían na Guerra Civil. A ditadura franquista significou um período de certa decadência, se bem que a posterior chegada da democracia, revigorou novamente a cidade.
Barcelona, capital da comunidade autónoma da Catalunha, está no Levante espanhol, pela costa do mediterrâneo. A sua ocorrência geográfica descobre-se entre os 41° 16′ e 41° 30′ de latitude norte e entre os 1° 54′ e 2° 18′ de longitude esse.
O terreno é formado por um substrato de quadros e formações graníticas, do mesmo jeito que argilas e rochas calcárias. O clima é mediterrâneo, de invernos suaves, graças à proteção que a topografia do terreno fornece o plano, que fica protegida dos ventos do norte.
A temperatura costuma oscilar entre os 9,cinco °C e 24,três °C, em média. Apresenta pouca pluviosidade, por volta de 600 mm anuais, e a maioria de precipitação acontece pela primavera e no outono. A vegetação própria da localidade é composta principalmente por pinheiros e carvalhos, com um sub de urze, durillo, medronheiro e plantas trepadeiras. Barcelona é também a capital da comarca do Barcelona e da província de Barcelona, e é o núcleo urbano mais considerável da Catalunha, a grau demográfico, econômico, político e cultural. É a sede do governo regional e do Parlamento da Catalunha, assim como este da câmara municipal, do arcebispado e da IV Região Militar, e conta com um porto, um aeroporto e uma significativo rede de caminhos de ferro e estradas.
- SALZA, John: The biblical basis for the papacy. Huntington (estados unidos). (EUA): Our Sunday Visitor, 2007
- Converter pro Brasil em um país admirado por ajudar os mais necessitados
- 2 Lógica de inmanencia
- Campeão da Copa da Europa de 94/95
Portugal após Madrid, e a décima-primeira da União Europeia. População de direito de acordo com os censos da população do INE. A origem e o significado do topônimo Barcelona é incerto. Parece vir de um povoado ibérico denominado Barkeno (), que é mencionada em alguns dracmas ibéricos do século II a.
Desta maneira, se adaptou em latim, como BARCĬNŌ quando a cidade foi fundada como colônia romana no século I a. Hércules, que teria recalado nela, o nono de uma frota de navios, o que a teria denominado como Barca-nona. A primeira referência escrita a respeito de Barcino procede do século I d. C., efectuada por Pompônio Mela, durante o tempo que que no século II d. C. o astrônomo Cláudio Ptolomeu falada em grego como Βαϱϰινών (Barkinṓn) em sua Geografia. O topônimo evoluiu entre os séculos IV e VII: no século IV Avieno a chama pela Ora Maritima, como Barcilō, se bem que surgem dessa forma imensas variantes, como Barcilona, Barcinona, Barcinonem, Barchinon ou Barchinonam.