O cinema da Venezuela remonta aos finais do século XIX. Os primeiros vídeos realizados no Brasil foram lançadas no dia vinte e oito de janeiro de 1897, no Teatro Baralt de Maracaibo. Em onze de julho de 1896 foi praticada a primeira função do cinema em Maracaibo.
O aparelho empregado foi o Vitascopio de Edison, o qual havia sido adquirido por Luis Manuel Méndez, pela cidade de Nova York. Méndez contratou Manuel Trujillo Durán pra funcionar o referido aparelho. Em 1916 Henrique Zimmermann executa o primeiro vídeo longa de ficção de que se tem registro: A Dama das Cayenas ou paixão e Morte de Margarida Gutierrez. Oito anos depois, em 1924, ele filma O Cipó, adaptação do romance de mesmo nome de Rómulo Gallegos. Até o encerramento dos anos 20, a atividade cinematográfica sobe no momento em que o Presidente Juan Vicente Gómez, que instala os Laboratórios Nacionais do Ministério das Obras Públicas na cidade de Maracay.
do mesmo jeito, em Barquisimeto, Amábilis Cordeiro capa dos Estúdios Cinematográficos Lara. Com a saída de inmensuráveis telejornais e revistas, o cinema nacional começa a apresentar-se regularmente nas telas do país. No ano de 1965, Maurício Odremán Neto estreou teu filme EFPEUM.
Orlando Urdaneta, Haydée Balza, Miguel Angel Landa, Violoncelo Rodriguez e Hilda Vera. Esta corrente é mantido durante extenso quota dos anos oitenta, com vídeos como Macu, a mulher do polícia de Solveig Hoogesteijn e Homicídio culposo na morte de César Bolívar. No ano de 1985, 6 videos venezuelanos —A formatura de um criminoso, Macho e fêmea, Já-Koo, Oriana, O atentado e além do silêncio—, localizar-se-iam entre os 10 videos de superior bilheteria. Contudo, durante esta década, a nação cai em uma profunda incerteza financeira, o que repercute numa renomado redução do cinema nacional.
Os anos noventa começam com que show hein para o cinema nacional. Se estrenan Atirar para Matar (1990) de Carlos Azpúrua, Jericó (1992), de Luis Alberto Lamata e Rio Preto (1990) de Atahualpa Lichy, essas com amplo sucesso de bilheteria e crítica, chegando mesmo a ganhar abundantes prémios internacionais. Em 1994, decreta a Lei da Cinematografia Nacional, no qual se instaura a fabricação do Centro Nacional Autônomo de Cinematografia, que substituiu o anterior Foncine. No ano de 2000, a fita Manuela Sáenz, do realizador Diego Rísquez, alcança um novo sucesso de bilheteria para o cinema nacional.
Em 2004, estreia-se no Ponto e raia de Elia Schneider, com Roque Valero e Edgar Ramírez, um dos videos de mais sucesso e reconhecimento internacional. O filme ganha quatro prêmios em festivais internacionais. No ano de 2005, a fita Sequestro Express, de Jonathan Jakubowicz, torna-se o filme nacional mais vista pela Venezuela. Igualmente é considerado um enorme sucesso de sua venda pra distribuidora Miramax para tua comercialização a nível mundial. Neste mesmo ano foi lançado O Texto de Román Chalbaud, o vídeo de preço elevado da história do cinema venezuelano, todavia com péssimos resultados nas bilheterias.
A fita Elipse de Eduardo Arias-Nath, produzida no ano de 2006, foi lançado no dia vinte e nove de setembro e é o primeiro filme venezuelana produzida e distribuída pela 20th Century Fox e sua divisão latino-americana. Durante este ano contará com onze filmes venezuelanas no nação, sendo a maior bilheteria da fita Francisco de Miranda, Diego Rísquez.
- 2 Bellator MMA 2.2.1 Campeão peso leve
- Produz alívio muscular, em contusões, dores lombares ou tendinite
- Deixar os talheres no prato entre lanche e lanche
- Me bastaria com que fora um alegria -alegou ela
- 1 Agones atléticas
- Nível de glicose em jejum – Homens: ≥100 mg/dl
- Os que estavam de atestados médicos
Produzida no ano de 2005, e lançado em 15 de setembro de 2007, sai o filme Postais de Leningrado, de Mariana Rondón. Fita que foi financiada pelo Ministério da Cultura, PDVSA e o canal TeleSUR. Até o presente momento, um dos videos venezuelanas mais bem-sucedidas no âmbito internacional, tendo ganho o maior prêmio do Biarritz, e dois prêmios em 31.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ademais, foi a selecionada para consideração ao Oscar desse ano, pela ordem “Melhor vídeo estrangeiro”. Este ano destaca-se nacional e internacionalmente Venezzia, dirigido por Haik Gazarian. Em 2010, conta com grandes filmes como Irmão do diretor Marcel Rasquin, vencedora no Festival de Moscou como “Melhor vídeo”.