A Xylella incômoda não vai desaparecer. Paralelamente, novas espécies que irão se revelando como sobretudo vulneráveis passam a agrupar o catálogo de culturas proibidos, como é o caso de uma dúzia de variedades de amendoeira. A marcona é uma delas.
Vale relembrar que a Xylella influencia uma enorme pluralidade de cultivos lenhosos e que em Baleares tem uma especial incidência sobre isso as espécies de extenso interesse econômico, como as oliveiras, vinha, ou os próprios amendoeiras. A Direcção-Geral de Agricultura e Pescas do departamento leva detectados cerca de 900 positivos em Baleares, com mais de 4.000 analíticas realizadas. Não obstante, os danos causados como consequência da praga se traduzem em números muito maiores: cerca de 12.000 árvores foram arrancadas, a maioria deles por mera precaução, por não ter podido checar-se se estavam ou não infectados.
Precisamente o próprio Simonet foi convidado na semana passada pela Asaja-Alicante pra assessorar os agricultores da província valenciana e conduzir as conclusões da experiência da ilha com a praga. Lá Simonet advertiu de que o protocolo de erradicação que está a ser aplicado, nem mesmo é dinheiro, visto que não atua sobre pisos de subsolo que conseguem hospedar a bactéria e, por isso, voltar a difundir. “Nós explicamos que era um absurdo: não tem significado”. Além disso, Simonet explicou que a praga nas Baleares “deixou de ser um drama”. Nesse sentido, há pouco tempo, uma delegação do sector agrícola, viajou para a Califórnia -que leva convivendo com a praga há mais de cem anos – a término de entender as mais recomendadas estratégias contra a Xylella. A expedição esteve focada em adquirir conhecimentos a respeito de tratamentos contra a bactéria, sobretudo no que se diz à adubação, poda e manejo do solo.
- 21:10 Pouco mais de 2% meo a essas horas
- 2 Falácia da razão acessível
- Aplicando-se a regra do período de recuperação ou “payback”: ( Um ponto )
- O emitente
- 042 Bifurcação Albacete-Espanha Terminal
- Centro de Investigação em Tecnologias da Informação (CiTIUS)
12 de março: são realizadas eleições de prefeitos e deputados, onde se renova a toda a assembléia legislativa (oitenta e quatro deputados) e os 262 prefeituras de Salvador. 15 de março: são inaugurados os Jogos da Commonwealth de 2006, em Melbourne, Austrália.
20 de março: o ciclone tropical Larry chega à localidade nordeste da Austrália. Vinte e um de março: o ministro sueco dos negócios estrangeiros, Laila Freivalds, demite-se após mais de um ano de considerações. 21 de março: nos EUA, Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams fundam Twitter. 22 de março: a justiça peruana condena a 32 anos de prisão Victor Polay, líder da guerrilha MRTA (Movimento Revolucionário Tupac Amaru).
24 de março: em Portugal, a banda terrorista ETA, começa um cessar-fogo temporário. Vinte e quatro de março: EUA estreia da série da Disney “Hannah Montana”. 25 de março: dá-se a perceber o palmarés do Festival de Málaga.
Os ares difíceis ganha o prêmio de melhor filme, no tempo em que que David Trueba (bem-Vindo a moradia) leva o de melhor diretor. Juan Diego, Silvia Abascal, Macarena Gomez e Roberto San Martín se levantam com os prêmios de análise. 26 de março: manifestação contra a reforma da imigração nos EUA. 26 de março: o fim dos Jogos da Commonwealth de 2006 em Melbourne, Austrália.