↑ Lema da rainha: A auxílio de Deus, o carinho do povo, a potência da Dinamarca. ↑ A excepção da Gronelândia, onde só o groenlandês é oficial. Cooficial com o rádio nas ilhas Faroé. O alemão é uma língua minoritária conhecido e protegido no sul da Dinamarca, porém sem estatuto oficial. “A terra ou marca dos dinamarqueses”), é um povo soberano, associado da União Europeia, situado no norte da Europa. É o mais meridional dos países nórdicos e também o de pequeno extensão.
Oficialmente, o Reino da Dinamarca (em dinamarquês: Kongeriget Danmark ou Dinamarca, Regem— é uma comunidade integrada por três partes autônomas, a própria Dinamarca e seus dois territórios ultramarinos ou territórios dependentes, Groenlândia e as ilhas Faroé. Sua capital e cidade mais populosa é Copenhaga, na dinamarca. Dinamarca é a nação menos corrupto do universo (2010) e, segundo estudos, a nação onde os habitantes são mais felizes e um dos melhores do mundo para se viver. A Dinamarca faz divisão da Escandinávia e só tem divisa terrestre com a Alemanha, apesar de que desde 1999 está unida com a Suécia por via e ferrovia, pela ponte de Øresund. Norte e o mar Báltico, com a exceção de Jutlândia, que a liga ao continente europeu.
- 2017-Presente: Mais é Mais[editar]
- “The American Dream” – The Engineer
- Não. – Como que não
- vinte e um de abril de 2009 | 1:11
- Argentina: Cata Díaz, regressa a Boca
- um educação
As principais ilhas dinamarquesas são a Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland e Bornholm, a mais afastada do arquipélago dinamarquês. Esta localização tem dado a Dinamarca, historicamente, o controle sobre o acesso ao mar Báltico. Por tua meio ambiente miserável em recursos geológicos, a Dinamarca teve a tua economia na atividade agrícola, graças às tuas fazendas, à pesca e à indústria naval. Magdaleniense (doze 000 a.
Caçavam cavalos e mamutes. A indispensabilidade de matérias-primas líticas (pedras e madeiras) movilizaba diversos clãs familiares a por volta de 10 mil quilômetros. À proporção que o gelo da Escandinávia ia cedendo, as famílias migraban pra região. Maglemosiense (9000. C.-6000 a.
foram encontrados arpões e anzóis e de acordo com os especialistas existiam assentamentos de verão e os rios e mares, glorificados à pesca. Cultura de Kongemose (6000 a. O encerramento da era do gelo provoca inundações na costa norte. A economia baseava-se na caça de cervos e javalis complementada com a pesca em alguns assentamentos costeiros. Ertebolliense (5300. C.-3950-a. Cultura de pescadores, tua indústria apresenta anzóis, arpões e sua economia baseia-se na coleta de moluscos e a caça, em tal grau de animais marinhos como terrestres.
Grandes avanços pela navegação e caça de mamíferos marinhos (com o emprego de redes). Cultura dos vasos de funil (4200 a. Os povos nórdicos importam o bronze e desenvolvem a agricultura como meio de adaptação às transformações climáticas. Surgem as primeiras sociedades hierarquizadas.